Saiba tudo sobre o 20º PNQV® (Prêmio Nacional de Qualidade de Vida)

Saiba tudo sobre o 20º PNQV® (Prêmio Nacional de Qualidade de Vida) 

Bethiara Lima

A ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida) já elegeu as empresas finalistas que apresentarão seus cases para uma banca de jurados, no dia 6 de dezembro, na cerimônia da Fiesp, em São Paulo, o XX PNQV® (Prêmio Nacional de Qualidade de Vida)

 

Ter um ambiente de trabalho que possibilite o bem-estar e a felicidade não só melhora o humor, mas a produtividade, a sensação de reconhecimento e pertencimento do funcionário perante a organização.

 

O que você está fazendo em sua empresa promove a melhoria da saúde e qualidade de vida dos seus profissionais?

 

Com o objetivo de colaborar com a resposta dessa e outras questões relacionadas a melhores práticas em programas de qualidade de vida, conversei com Sâmia Simurro, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV®), Coordenadora do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV®).

 

Em sua 20.º edição, o Prêmio Nacional de Qualidade de Vida PNQV®, Associação Brasileira de Qualidade de Vida ABQV®, acontecerá no dia 06 de dezembro de 2017, na Fiesp –  Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e tem como intuito promover o reconhecimento público das empresas que adotam as melhores práticas e obtêm êxito na melhoria da saúde, qualidade de vida e bem-estar dos seus profissionais.

 

Este ano as empresas finalistas são: Planeta Educação Gráfica e Editora Ltda, ENEL Brasil S.A, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Ticket Serviços S.A, Banco Bradesco S.A e Enerpeixe S.A, que terão a oportunidade de apresentar os seus programas na cerimônia realizada na FIESP. A cerimônia terá em sua programação o II Seminário de Saúde e Sustentabilidade onde será discutido os desafios, as tendências e melhorias práticas de Saúde e Qualidade de Vida.

 

PNQV® reconhece organizações nacionais e globais de diferentes portes que são excelência neste campo de atuação, e esse ano com o patrocínio da Sodexo em parceria com a Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, espera-se alavancar cada vez mais o número de empresas engajadas.

 

Sâmia destaca que o prêmio vem se aprimorando constantemente, uma vez que o PNQV® dispõem suas bases no fundamento do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional de Qualidade -– FNQ, que foram adaptados aos propósitos dos Programas de Qualidade e à gestão das suas atividades assim como no Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável da Organização Mundial da Saúde - OMS.

 

Cada critério avaliado abrange vários itens de verificação, cada item de verificação conta com uma ou mais áreas de influência, além de fazer parte de uma das cinco chaves essenciais, em conformidade com o manual de participação.

 

Em 2007, a experiência do PNQV® possibilitou a publicação do livro: Prêmio Nacional de Qualidade: A trajetória de uma Década, publicado pela editora ABTD, que narra a história da premiação através de pesquisas, análise de especialistas na área e depoimentos dos representantes das empresas premiadas.

 

A premiação pode ser compreendida como um verdadeiro ganha-ganha para todos os envolvidos, os funcionários ganham em cuidado, mapeamento integral dos seus interesses, estímulo e respeito e o empregador ganha em produtividade, engajamento, colaboradores mais saudáveis e criativos.

 

Sâmia espera que mais empresas possam participar nos próximos anos com os seus programas, independente do seu porte, para que a adoção de boas práticas e qualidade de vida sejam disseminadas no país.

 

A participação das empresas no PNQV® proporciona uma nova visão das suas atividades do seu programa de qualidade, além de nortear o seu desenvolvimento. Participe!