XX Prêmio Nacional de Qualidade de Vida 2017

 

No último dia 06 de dezembro, foi realizada a cerimônia de premiação do XX Prêmio de Qualidade de Vida PNQV® - ciclo 2017, na Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, com apoio da Sodexo. Uma importante iniciativa da Associação Brasileira de Qualidade de Vida - ABQV® que visa promover o reconhecimento público das empresas que adotam as melhores práticas e obtêm êxito na melhoria da saúde, qualidade de vida e bem-estar dos seus profissionais.

A banca avaliadora foi composta por: Karla Coelho, Diretora de Normas e Habilitação de Produtos da Agência  Nacional de Saúde, Savana Silva Claver, Coordenadora de Gestão de Pessoas do Hospital Santa Catarina, Tatiana Melamed, Diretora de Recursos Humanos GlaxoSmithKline Brasil, Rosiney Ramos Acosta, Gerente de Recursos Humanos da Brasilprev, Alfredo Cherem, Diretor Nacional da Medicina do Trabalho, Ana Maria Malik, Professora Titular da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, Eduardo Augusto Carreiro, Gerente Executivo de Esporte e Vida Saudável do Sesi São Paulo, Maurício Carlos do Val, Gerente de Serviços Médicos da Allergan Produtos Farmacêuticos, Enrico Moraes De Vettori, Líder de Life Science e Healthcare da Deloitte Brasil, Viviane Sanches, Enfermeira do Trabalho Dow Chemical, Claudio Colucci, Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação dos MBA do Centro Universitário São Camilo.

Karla Coelho, Diretora de Normas e Habilitação de Produtos da Agência Nacional de Saúde, destaca que: “Foi muito bom ver as experiências das empresas que participaram da premiação em gestão da qualidade de vida em ambientes de trabalho saudáveis. Precisamos integrar mais as ações de bem estar e qualidade com o cuidado na Saúde Suplementar. Essa é uma grande agenda para 2018”.

A apresentação inicial foi realizada por Sâmia Simurro, Coordenadora do Prêmio Prêmio Nacional de Qualidade de Vida PNQV®, que ressaltou que a premiação era motivo de muito orgulho, uma vez que o PNQV® faz parte da missão da  ABQV®.

O Prêmio de Qualidade de Vida PNQV®, desde a sua criação tem o objetivo de estimular boas práticas, saúde e bem-estar no ambiente de trabalho, reconhecendo e divulgando programas adotados  para que as práticas se tornem perenes.

Ao longo dos seus 20 anos de história, a premiação apresenta bastantes realizações que contemplam publicações, aprimoramento das práticas e a busca por parcerias como a Global Centre of Healthy Workplaces que reconhece os programas de promoção de saúde nas organizações que se destacam em âmbito global e que também utiliza o Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável da OMS como referência.

Wolf Kirsten, Co-Founder & Co-Director at Global Centre for Healthy Workplaces enviou um recado para os presentes, parabenizando as empresas e os seus programas, reiterou também que se sente orgulhoso com a parceria entre a ABQV® e o Global Centre for Healthy Workplaces. 

A banca avaliadora teve como função ajudar a complementar a pontuação das empresas com 20% na somatória do resultado e as representantes das organizações reconhecidas apresentaram evidências baseadas nas cinco chaves no modelo de ambiente saudável da OMS que são:

Compromisso e engajamento da liderança;

Envolvimento dos seus profissionais;

Ètica e legalidade do negócio;

Processos sistemáticos de melhoria contínua;

Sustentabilidade e integração.

No final das apresentações, de acordo com as pontuações as empresas foram contempladas nas categorias:

Boas práticas Bronze;

Boas Práticas Prata;

Excelência em Gestão Ouro

As evidências através de registros das práticas são de suma importância para a gestão dos programas e refletem no desenvolvimento, qualidade e longevidade das ações. As empresas podem concorrer por portes: pequenas, médias e grandes. Esse ano foi criada a categoria empresas de base nacional devido a grande complexidade que um programa nacional envolve

A apresentação das evidências das organizações foi realizada por sorteio e as representantes dispunham de vinte minutos para a exposição dos seus programas.

Daniele Fernanda Saurin, Gerente de Recursos da Planeta Educação Gráfica e Editora foi a primeira a realizar a demonstração do seu programa denominado Programa Qualivitae, ressaltou ações como o Vitae running (corrida entre os colaboradores) que tem como objetivo promover o envolvimento e integração. Outra ação destacada foi o Odontomóvel que visa proporcionar acompanhamento odontológico para os funcionários, além das campanhas, espaço de convivência e academia de líderes.

Na sequência, Lysia Maria Brito Teles de Lima, Gerente de Recursos Humanos da Enel, ressaltou que a empresa tem como como compromisso disseminar a sua identidade através da sua estratégia organizacional Open Power.

Neste ano a difusão do conceito foi realizada de maneira lúdica através de um tabuleiro, onde os funcionários puderam vivenciar os valores e se sentirem conectados aos valores e a missão da instituição. 

Por essa razão, os programas de qualidade visam a promoção do diálogo entre colaboradores e lideranças, por isso o programa One One conversation que permite que os funcionários escolham os líderes que desejam conversar. O acompanhamento familiar, encontros pontuais, programação de férias e o Cine Bem Viver, uma sessão de cinema na hora do almoço contou esse ano com a apresentação dos valores do Open Power.

O home office também é estimulado, boletim de pessoas, além dos programas de sustentabilidade que são compreendidos no ecolavagem, bike sharing e as coletas de lixo.

Mais adiante, Juliana Dogue Dicezare, Coordenadora de Qualidade de Vida do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, explanou sobre a importância dos programas para a organização e a parceria em 2010 com a Universidade Stanford para a implementação do programa Bem-Estar que tem como finalidade o desenvolvimento integral humano.

Os funcionários contam com o manual de integração, treinamentos personalizados, exames periódicos, vacinações, academia e estímulo a prática de atividade física e alimentação saudável, além do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar para o acolhimento e cuidado. Juliana destacou o compromisso do hospital com a promoção, bem-estar e qualidade de vida através do termo Immer Besser, em bom português fazer sempre o melhor.

Janaina Negrão, Coordenadora de Recursos Humanos da Ticket, apresentou o programa Viva Melhor que foi estruturado em dois pilares: custos e clima organizacional  que conta com uma equipe multidisciplinar que atua dentro de uma visão holística.  Através do programa, a Ticket implantou ações que ajudaram os funcionários a se conscientizarem sobre a importância da incorporação de cuidados com a própria saúde, através de mindfulness (meditação), mat pilates, controle de peso, bypass, monitoramento de nutricionistas, academia, controle do tabagismo, acompanhamento para grávidas, empoderamento feminino e campanhas. 

 As pesquisas  de satisfação e efetividade são realizadas como indicadores para a aplicação de melhorias contínuas no programa, e comprovam uma redução no índice de absenteísmo e o crescimento da satisfação dos funcionários.

 Encerrando as apresentações, Glaucimar Peticov, Diretora de Recursos do Bradesco, abordou sobre o Programa Viva Bem que conta com os pilares: cuidar e desenvolver que contempla o cuidado integral do funcionário. Como exemplo dos programas específicos de qualidade de vida: gestação saudável, promoção de atividades físicas, Comer bem é tudo bom, além do canal “Ligue e viva bem”, um recurso para que o colaborador que enfrenta dificuldades em diferentes frentes (emocional, familiar, psicológico, jurídico e financeiro) possa entrar em contato com profissionais especializados que poderão ajudá-lo.

O Bradesco conta também com a prática de exames médicos periódicos, fazendo recomendações através desse exame, sem deixar de lado a prevenção, campanhas, voluntariado, blog da Presidência e premiações. Sem esquecer da sustentabilidade através do incentivo do uso a ciclovias.

Glaucimar afirma que  essas são as principais iniciativas aplicadas no dia a dia no que tange a saúde e segurança como um todo dos colaboradores.

Os benefícios oferecidos as empresas  finalistas são compreendidos em aumentar a visibilidade e fortalecimento da imagem interna e externa da empresa e programa, atrair e reter os melhores talentos entre seus profissionais, apresentação dos cases em Fóruns e Reuniões, uso do selo PNQV ® – ciclo 2017 , além de tornar-se referência anual no mercado.

Esse ano o Hospital Alemão Oswaldo Cruz foi selecionado para participar do seminário “Global Healthy Workplace Award & Summit programado para 2018.

Sua empresa também pode ser a próxima finalista do Prêmio de Qualidade de Vida PNQV®, acompanhe a programação da ABQV!