USINA DA BARRA / FUNDAÇÃO PEDRO OMETTO

Prêmio: Ação Específica em Dependência Química - 2001
Categoria: Serviços
Responsável: Jovani Gil Andrade (Diretora Executiva)
Coordenação: Jovani Maria Gil Andrade e Silva 

A Fundação Pedro Ometto, responsável pelo programa de prevenção e combate à dependência química, Vida a Quem Quer Vida, foi instituída pela Usina da Barra, sediada em Barra Bonita, estado de São Paulo, atuando na promoção da saúde desde 1966. 

Através de uma visão de assistência social por parte dos integrantes da Fundação Pedro Ometto, as necessidades da comunidade local foram detectadas e evidenciaram a demanda em educação na área da saúde. Os demonstrativos numéricos da Organização Mundial de Saúde que norteiam o programa são: 

1. 10% da mão-de-obra masculina e feminina, em qualquer empresa, encontram-se em algum estágio de alcoolismo; 

2. Essa mesma mão-de-obra, tem uma redução de 65% da sua capacidade produtiva, em função de: 

- ausências no posto de trabalho (3 a 5 vezes maior que os demais funcionários);
- acidentes de trânsito (50% sob efeitos do álcool);
- acidentes de trabalho (54% sob efeitos do álcool);
- morbidade e mortalidade (9 a 32% dos leitos são ocupados por pacientes alcoólatras). 

Com esses dados, a Fundação Pedro Ometto/Usina da Barra adotaram uma visão preventiva e educativa de forma participativa e esclarecedora, lançando o programa "Vida a Quem Quer Vida", com ações específicas voltadas à dependência química, objetivando desencadear um processo de atendimento e tratamento a dependência química,principalmente o alcoolismo, orientando preventivamente, motivando o tratamento e a recuperação do alcoólico no contexto sócio-familiar-profissional, reduzindo despesas com assistência médica curativa e os impactos do alcoolismo sobre absenteísmo e acidentes. 

A Fundação Pedro Ometto para tal realização, buscou orientação de profissionais especializados na área, formulando diretrizes básicas para a execução desse Programa. As ações propostas dentro do programa foram: elaboração de política de atendimento e tratamento à dependência química, educação e prevenção, proteção à saúde (para diagnóstico precoce), recuperação da saúde, assistência médico-hospitalar, credenciamento de terapeutas, parcerias com grupos de ajuda, ação multidisciplinar para a recuperação da saúde e re-inserção social, grupo de orientação familiar, grupo de ajuda mútua e finalmente a própria implantação do projeto Viva de Bem com a Vida, dirigido às comunidades de residência, com foco voltado à prevenção de drogas e AIDS. 

O sucesso do Programa e do Projeto desenvolvido deve-se ao suporte social e compreensão familiar, garantindo a não rejeição dos pacientes, respeito ao cidadão com os valores de solidariedade, cooperação e responsabilidade social inseridos. Para atender a demanda desses serviços, a equipe conta com médico do trabalho, assistente social, engenheiro de segurança do trabalho, gestores; uma equipe multidisciplinar, treinada e com capacidade para atender diferentes públicos, porém com a mesma necessidade. 

Com esse programa embasado e apoiado pela comunidade e com o comprometimento de toda a equipe e diretoria, a Usina da Barra e a Fundação Pedro Ometto, conseguiram reduzir os casos de internação em 67% no período de outubro de 1998 a outubro de 2001. O Programa e o projeto traduzem a ação social da empresa valorizando a vida através da prevenção.

 


VOLTAR AO PNQV - EMPRESAS PREMIADAS